Português
English
 

1º Encontro de Gestores de MBA e de Pós-Graduação da Região Sul

 

IMED sedia o primeiro Encontro de Gestores de MBA´s e Pós-Graduações Lato Sensu do Sul do Brasil, em Porto Alegre

A IMED Porto Alegre sediou nessa quarta-feira (6), o primeiro Encontro de Gestores de MBA´s e Pós-Graduações Lato Sensu do Sul do Brasil. O evento foi uma realização da Associação Nacional de MBA, com patrocínio da IMED e apoio do CRA-RS e da Universia.

Para o Diretor Executivo e de Afiliações da Anamba, Coordenador Geral de Pesquisas e Pós-Graduação da FIA, Prof. Dr. Leandro José Morilhas, a realização do evento é um balizador de como estão os cursos nas diferentes regiões do país. “Esta é a primeira inserção da ANAMBA na Região Sul do país, e para nós é fundamental levar esta discussão do que é um MBA, do que é um curso de qualidade e as necessidades de formação de lideranças em cada lugar do Brasil. Para isso precisamos estar imersos na realidade de cada região. Então estar num evento como este, poder conversar com empresários locais e com gestores de escolas locais é fundamental para criarmos um padrão de acreditação, que realmente possa ter a qualidade que todos esperam e possa ser aplicável em cada região do Brasil”, aponta.

A programação abordou o tema “Os Desafios da Gestão dos Programas de MBA e seu Posicionamento de Mercado Atendendo ao Cenário Atual”. Representantes de mais de 20 Instituições puderam interagir com profissionais onde o objetivo foi ouvir profissionais do mercado para entender as suas necessidades.

Em um painel dois executivos de RH, o superintendente de Gestão de Pessoas do Sicredi, Rodrigo Wegener e a HR Brasil Leader na Dell, Fernanda Kessler, abordaram tanto as competências do perfil quanto os investimentos em qualificação das empresas, e foram mediados pela Coordenadora Executiva do MBA em Recursos Humanos do PROGEP-FIA, Profa. Dra. Elza Veloso.

Após, um painel discutiu como os MBAs podem atender as demandas do mercado e preparar os executivos, tanto por intermédio do desenvolvimento de competências gerenciais, como para lidar com a complexidade de tempos turbulentos. Foram debatedores, o Diretor Executivo e de Afiliações da Anamba, Coordenador Geral de Pesquisas e Pós-Graduação da FIA, Prof. Dr. Leandro José Morilhas, a Diretora de Credenciamentos, Produtos e Serviços da Anamba, Coordenadora de MBA Controller e MBA Executive em Finanças e Negócios da FIPECAFI, Profa. Esp. Denise de Freitas Bittar-Godinho, e a Suplente da Diretoria de Comunicações, Eventos e Pesquisas da Anamba, Associate diretor for International Business Program – University of Pittsburg, Karla Alcides.

Na sequência, um workshop interativo conduzido pela Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da Business School da IMED, Diretora de Eventos, Pesquisas e Comunicações da ANAMBA, Profa. Ma. Alessandra Costenaro Maciel, e pela gerente Educacional da Saint Paul Escola de Negócios, Profa. Ma. Tatiana Sanchez, desafiou os participantes a demostrarem o que as escolas estão fazendo para ouvir o mercado, alunos e empresas. “Para a ANAMBA é um grande prazer trazer para Porto Alegre a expertise que as melhores escolas de negócio do país possuem acerca dos programas de MBA´s. O objetivo do evento era disseminar a missão da ANAMBA que é manter o mercado informado sobre os padrões de qualidade e os critérios para a excelência dos programas, e a meu ver esse objetivo foi plenamente atingido quando conseguiu a participação de 22 IES e Escolas de Negócios do RS e SC, todas juntas debatendo sobre como melhorar seus cursos, seja por meio da internacionalização, das competências comportamentais que o aluno de MBA precisa ter, da acreditação, da seleção do aluno ou ainda através das metodologias ativas, ou mentoria. Também percebemos que as dificuldades enfrentadas pelas escolas de negócios da região sudeste são semelhantes as enfrentadas na região sul. Para mim, enquanto Diretora de Eventos, Comunicação e Pesquisa, e ainda na condição de Coordenadora de Pós-Graduação Latu Sensu da Business School foi muito prazeroso conseguir unir num mesmo evento as IES que competem para debater, conversar e aprender. Fiquei muito satisfeita com o evento”, avaliou Alessandra Maciel.

Um case prático também foi pela gerente Educacional da Saint Paul Escola de Negócios, Profa. Ma.Tatiana Sanchez.

Sobre o Encontro

Título: “Os Desafios da Gestão dos Programas de MBA e seu Posicionamento de Mercado Atendendo ao Cenário Atual.”

Data/ horário: 6/6/2018   – 13h30 às 18h00

Local: Business School IMED – Rua Dona Laura, 1020 – Mont’Serrat – Porto  Alegre –RS

PROGRAMAÇÃO

13h30/14h00 – Welcome coffee e credenciamento

14h00/14h15 – Cerimônia de Abertura

  • Business School IMED –  Prof. Me. William Zanella – Diretor Acadêmico na IMED Business School,
  • ANAMBA – Prof. Dr. Leandro José Morilhas – Chairman do evento, Diretor Executivo e de Afiliações da ANAMBA; Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da FIA.

14h15/15h00 – Posicionamento dos Programas de MBA com as Perspectivas de Mercado

Ouvir o mercado para entender as suas necessidades. Para tanto, traremos em um painel dois executivos de RH/Alumni que abordarão tanto as competências do perfil quanto os investimentos em qualificação das empresas.

Palestrantes:

  1. Sra. Fernanda Schietti Kessler – HR Brasil Leader na Dell
  2. Rodrigo Wegener – Superintendente de Gestão de Pessoas – SICREDI
  • Mediadora: Profa. Dra. Elza Veloso – Coordenadora Executiva do MBA em Recursos Humanos do PROGEP-FIA.

15h00/15h50 – Painel – Gestão de Programas de MBA

Como os MBA´s podem atender as demandas do mercado e preparar os executivos tanto através do desenvolvimento de competências gerenciais como para lidar com a complexidade de tempos turbulentos.

Palestrantes:

  1. Prof. Dr. Leandro José Morilhas – Diretor Executivo e de Afiliações da ANAMBA; Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-graduação da FIA.
  2. Esp. Denise de Freitas Bittar-Godinho – – Diretora de Credenciamentos, Produtos e Serviços da ANAMBA; Coordenadora de MBA Crontroller e MBA Executive em Finanças e Negócios da FIPECAFI.
  3. Esp. Karla Alcides – Suplente da Diretoria de Comunicações, Eventos e Pesquisas da ANAMBA; Associate Director for International Business Program – University of Pittsburgh.

15h50/16h15 – Coffee break

16h15/ 17h15 – Workshop Interativo – O que nossas escolas fazem para ouvir o mercado (alunos e empresas)?

Mediadoras:

  • Profa. Ma. Alessandra Costenaro Maciel – Diretora de Comunicações, Eventos e Pesquisas da ANAMBA; Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu da Business School IMED.
  • Profa. Ma. Tatiana Bernacci Sanchez – Representante da Saint Paul Escola de Negócios na ANAMBA; Gerente Educacional – Regulação, Acreditações e Biblioteca da Saint Paul Escola de Negócios.

17h15/17h50 – Case Prático da Saint Paul  Escola de Negócios

  • Profa. Ma. Tatiana Bernacci Sanchez – Representante da Saint Paul Escola de Negócios na ANAMBA; Gerente Educacional – Regulação, Acreditações e Biblioteca da Saint Paul Escola de Negócios.

17h50-18h00 – Conclusões e Encerramento

  • Prof. Dr. Leandro José Morilhas – Chairman do evento, Diretor Executivo e de Afiliações da ANAMBA e Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da FIA.

 

 

realização
patrocínio

                                                           Apoio

 

P A L E S T R A N T E S 

Prof. Dr. Leandro José Morilhas

Diretor Executivo e de Afiliações da ANAMBA

Doutor e Mestre em Administração pela FEA – USP, especialista em Gestão de Empresas e Contabilidade, e graduado em Administração.

Cursos de extensão nas universidades de Cambridge, Lyon e Harvard.

Foi diretor geral e coordenador de graduação na Faculdade FIA de Administração e Negócios,  onde atualmente é coordenador de pós-graduação, pesquisa e extensão e professor no curso de Mestrado Profissional e nos MBAs.

Atualmente desenvolve consultorias na área de gestão educacional para empresas, Diretor do PRME – Principles for Responsible Management Education, Chapter Brazil do PNUD-ONU e membro do comitê organizador de eventos da EFMD, European Foundation for Management Development para a América Latina. É avaliador do INEP-MEC.   

 


Profa. Ma. Alessandra Costenaro Maciel

Diretora de Comunicações, Eventos e Pesquisas da ANAMBA.

Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da Business School IMED, onde atua também como professora dos programas de pós-graduação.

Doutoranda em Administração pela USCS, Mestre em Administração pela UFSM (2015), Graduada em Administração pela UPF (2001).

É membro do CEGEPE – Centro de Estudos em Gestão de Pessoas, onde desenvolve pesquisas sobre diversos temas como consultoria de empresas.

 

 

Profa. Esp. Denise Bittar-Godinho

Diretora de Credenciamentos, Produtos e Serviços da ANAMBA.

 Formada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com MBA em Finanças pela FIA, Mestranda pela FEA-USP em Contabilidade.

Com mais de 10 anos de experiência de mercado em auditoria e controladoria multinacionais em treinamentos corporativos.

Coordenadora dos cursos MBA Controller e MBA Executive em Finanças e Negócios na FIPECAFI.

 


Esp. Karla Nassuno Alcides

Suplente da Diretoria de Comunicações, Eventos e Pesquisas da ANAMBA.

Graduada em Comunicação Social pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é fluente no idioma inglês e bom comando do espanhol.

Desenvolveu sua carreira nas áreas de marketing, vendas, recursos humanos, consultoria e gestão em conceituadas empresas de tecnologia, serviços e educação como Lotus Development Nottingham, FESA Global Recruiters e University of Pittsburgh.

Desde 2008 atua na University of Pittsburgh, e, em 2017, mudou-se para os EUA assumindo posição de Diretora dos Programas Internacionais do Executive MBA e Centro de Educação Executiva  ampliando a atuação desta renomada e reconhecida instituição internacional.

 


Profa. Ma. Tatiana Bernacci Sanchez

Gerente Educacional da Saint Paul Escola de Negócios.

Responde pelas áreas de Regulação Educacional, Biblioteca, Acreditações e Rankings na Saint Paul.

É professora-tutora da FGV. Presta consultoria linguística. Lecionou em cursos de graduação de Recursos Humanos, Letras e Pedagogia; é experiente em docência, gestão educacional e liderança.

No FGV Online atuou como Coordenadora Executiva de Graduação. Faz parte da banca de elaboração e de correção de provas do exame vestibular da FGV na área de Redação.

Supervisionou a banca de correção de provas do exame vestibular da FGV na área de Redação. Fez parte da banca de correção de provas do exame vestibular da UERJ nas áreas de Língua Portuguesa e Redação.

Mestre em Letras (UERJ, 2012), especialista em Educação a Distância (SENAC, 2010) e graduada em Letras (UERJ 2004) e fez cursos complementares no exterior.

De sua autoria, possui publicações, traduções e comunicações em congressos científicos tanto no Brasil como no exterior.

 

Profa. Dra. Elza Veloso

É graduada, mestre e doutora em Administração, com pós-doutorado e livre docência pela Universidade de São Paulo.

Atualmente, é professora do mestrado das Faculdades Metropolitanas Unidas; Coordenadora Executiva do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da Fundação Instituto de Administração (FIA) e professora na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas à Gestão de Pessoas.

É pesquisadora do grupo de pesquisa em Gestão de Carreira da FEA-USP e segunda líder do grupo de Gestão de Carreiras e Transformações no Trabalho da PUC-SP.

 

 

Ma. Fernanda Kessler

Graduada em Administração de Empresas pela UFRGS, com Mestrado Acadêmico em Administração pela UFRGS e Business Course pela Eurocenter School em Londres/UK, sendo também Pós-Graduada em Recursos Humanos pela PUCRS.

Atuando há mais de 23 anos em grandes multinacionais, em posições liderança em 12 cargos em empresas como Bausch&Lomb, Midea Carrier, AGCO e Dell.

Possui, ainda, formação em Desenvolvimento de Lideranças pela Fundação Dom Cabral e Certificação Internacional em Coaching pela ICI, certificada pela ICF.

 

Prof. Me. William Zanella

Executivo com experiência no setor de Ensino Superior.

É formado em Administração com habilitação em comércio exterior, com certificações internacionais pelo ISEG – Universidade de Lisboa e IAE Business School – Universidade Austral. Possui Mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Atualmente, ocupa a função de Diretor Acadêmico na IMED – instituição empreendedora que desenvolve a excelência acadêmica de forma inspiradora – liderando mais de 300 profissionais, distribuídos em 2 campi, com 5 mil alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Anteriormente, em outras posições, ocupou os cargos de Diretor de relações com o mercado e coordenador de graduação e pós-graduação lato sensu. Também foi Proprietário da Z A Distribuidora.

 

Esp. Rodrigo Wegener

Administrador, com MBA em BPM – Business Process Management pela UNISINOS.

Executivo de RH, com mais de 20 anos de atuação nos processos de gestão de pessoas,  em empresas multinacionais brasileiras e internacionais de grande porte nos segmentos de agronegócio, automotivo e financeiro.

Desde 2016 está no Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 23 mil colaboradores, tendo em sua trajetória profissional empresas como Kepler Weber, Bunge, AGCO, Renault e Marcopolo.

Sua experiência no alinhamento da estratégia e processos de gestão de pessoas aos modelos de negócio, permite contribuir para a fluidez entre cultura, estratégia, execução e resultados das organizações onde atua.

Especializou-se na área de Recompensas, Estrutura Organizacional e Talent Management, tendo   oportunidade de liderar projetos transformacionais voltados para a atração, retenção, clima e engajamento dos colaboradores.

 

 

Comentários estão fechados.