Português
English
 

MBA é requisito para conquistar cargo de liderança, afirma Diretora de Comunicação da ANAMBA

dom_interatico_logo

 

 

MBA é requisito para conquistar cargo de liderança, afirma especialista

18/06/2015  Por: Vanessa Cagliari

8008732043_41cca5c181_o_foto Karla

Karla Alcides, diretora da Katz Business School e diretora de Comunicação da ANAMBA

curso de MBA tem como proposta formar profissionais para atuar em cargos de liderança em organizações empresariais e que também são graduados em algum curso da área administrativa. Geralmente, é destinado aos profissionais que estão em busca de atualização sobre estratégias de mercado, troca de experiências e conhecimentos para a resolução de problemas complexos.

Atualmente, os cursos de MBA nacionais disputam com os programas americanos e europeus, que aos poucos atraem os profissionais brasileiros. Mas há vantagem em investir em um MBA brasileiro por conta do preço, do período, que é mais rápido, e o aluno tem a possibilidade de não encerrar temporariamente a carreira para dedicar-se aos estudos, algo que muitas instituições estrangeiras exigem.

Um MBA Executivo no Brasil é vantajoso pela possibilidade de conciliar trabalho e estudos, pelo possível aumento de salário e pela questão do deslocamento. O programa traz um pacote de ferramentas técnicas e comportamentais, auxilia na tomada de decisão e oferece o que é importante para se tornar um gestor de negócios afirma Karla Alcides, diretora da Katz Business School e diretora de Comunicação da ANAMBA (Associação Nacional de MBA).

Para a especialista, diferentemente do curso de pós-graduação, que pode ser em qualquer área, o MBA é voltado para a área de negócios. “O MBA é focado para quem quer se tornar um executivo de negócios, não necessariamente um gestor, mas seu diferencial (em relação à pós-graduação) é que ele oferece competências de negociação, liderança,gestão de pessoas, entre outras habilidades”, destaca Karla.

Além do título de especialista, um curso de MBA oferece a possibilidade de criar uma rede de contatos de profissionais da sua área de atuação que pode ser determinante para o sucesso no mercado de trabalho. “Os cursos MBA’s trabalham a parte de gestão e os professores trazem a sua experiência e a de executivos do mercado para as aulas. Além disso, O MBA é um requisito para conquistar um cargo de gerência”, conta Karla.

A especialista listou os principais critérios para a escolha de um MBA. O profissional que pretende ingressar no programa deve questionar:

– O curso oferece o que eu estou buscando?

-Qual é a grade curricular?

-Tem credenciamento, é uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)?

-Quem são os professores? Eles já atuaram ou atuam no mercado de trabalho? Qual é a especialidade de cada um?

-Quais são os critérios de seleção dos alunos?

Outro benefício que o MBA oferece é o aumento de salário. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento, Catho Online, diplomas de MBA se traduzem em maiores salários. Para cargos de coordenação e supervisão, os salários de quem fez, no mínimo, um curso MBA ficam acima de R$ 5,2 mil, já aqueles que concluíram apenas a graduação ganham em média de R$ 4,4 mil.

Dom Interativo oferece diversos cursos de MBA online que preparam e qualificam para o mercado de trabalho.Com professores capacitados e atuantes no mercado de trabalho, as aulas são ajustadas às competências requisitadas pelas empresas. Clique aqui e conheça nossa metodologia, gratuitamente, por 7 dias.

Karla  Alcides é diretora da Katz Business School desde 2008, responsável pela gestão do escritório de São Paulo e dos programas educacionais executivos desenvolvidos no país. Desde 2012 realiza também, voluntariamente, a função de Diretora de Comunicação da ANAMBA. Experiência em diversas industrias e mercados globais, atualmente desenvolve negócios utilizando as habilidades de coach auxiliando executivos e empresas em decisões de desenvolvimento e retenção de talentos. Formada em Comunicação Social com pós-graduação em Gestão de Negócios, atuou nas áreas de marketing, recursos humanos e executive search.

 

Comentários estão fechados.